top of page
jornal

Imprensa

Espaço de relacionamento com a mídia e assessorias de comunicação

Aline Coelho

1º Encontro Garimpo Sustentável reuniu comunidade acadêmica

Os acadêmicos, junto as mais de mil pessoas que passarem pelos três dias de evento, puderam assistir as palestras, a estreia do documentário Garimpo Sustentável, e conferir a apresentação diagnóstico do projeto de mesmo nome.


Um evento pioneiro reuniu acadêmicos e docentes dos cursos de Geologia e Engenharia de Minas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), aos trabalhadores de zonas de garimpo artesanal e autoridades do Poder Público e privado, no setor da mineração. Trata-se do 1º Encontro Garimpo Sustentável (Egasus), realizado em Cuiabá, entre os dias 22 e 24 de março.


Durante o evento, os estudantes puderam participar de seis palestras, sendo uma delas ministrada pelo Coordenador de Curso de Engenharia de Minas da UFMT, o professor Mestre Caiubi Kuhn, sob o tema “Reservas Garimpeiras e Regiões Garimpeiras Tradicionais”, e outra moderada pelo Diretor da Faculdade de Geociências da UFMT, Paulo César Corrêa da Costa.

Os acadêmicos, junto as mais de mil pessoas que passarem pelos três dias de evento, ainda puderam assistir à estreia do documentário Garimpo Sustentável, e conferir a apresentação diagnóstico do projeto de mesmo nome, resultado da pesquisa de campo iniciada em 2021.


"É a primeira vez que estou participando desse tipo de evento. E eu percebi que mesmo estando no meu último ano de graduação, consegui aprender muito. Quando a gente entra na geologia tem uma perspectiva negativa da mineração, e eu pude ver que garimpo não é só coisa ruim. O evento foi muito educativo e importante para galera que está entrando agora no curso." conta a estudante de Geologia da UFMT, Casla Silva.



Os acadêmicos que ingressaram recentemente no curso de Geologia, também avaliaram positivamente o evento. Como foi o caso de Guilherme Duarte e Anayra Cardoso, que afirmam ter cumprido com o objetivo de se manterem atualizados sobre a futura área de atuação.


Para o diretor da faculdade de Geociências da UFMT, o pós-doutor, Paulo César Costa, o evento é muito necessário. "Um encontro desse é importante porque coloca o discente em contato com as dificuldades que irá enfrentar na vida profissional. Além disso, Garimpo Sustentável é um tema impactante para sociedade que precisa ser discutido. A melhor arma para democracia é a informação" finaliza o docente.


"O evento proporcionou importantes debates sobre o setor mineral e da atividade garimpeira, demonstrando os bons exemplos e também como avançar na busca de soluções para os desafios e problemas existentes.", completou o Coordenador de Curso de Engenharia de Minas da UFMT, o professor Mestre Caiubi Kuhn.


O Encontro, bem como todas as iniciativas do Projeto Garimpo Sustentável, foi realizado pela Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato) e Companhia Mato-Grossense de Mineração (METAMAT), via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Governo do Estado de Mato Grosso.



Caiubi Kuhn durante palestra no evento.


Aline Coelho

Assessoria de Comunicação (65) 99910-1889

Comments


bottom of page