top of page
jornal

Imprensa

Espaço de relacionamento com a mídia e assessorias de comunicação

ALÉM MATO GROSSO: Secretário afirma que é preciso vocacionar estudantes


“A orientação do governador Mauro Mendes é que a educação básica e tecnológica ande juntas e estejam cada vez mais próximas, especialmente no ensino médio. Precisamos vocacionar os estudantes do ensino médio, com a educação profissionalizante, proporcionar uma melhoria de renda e dignidade para toda a família”, defendeu o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Allan Kardec. O gestor foi o responsável pela idealização e empenho de emenda impositiva para o projeto Além Mato Grosso, enquanto deputado estadual, e participou nesta quinta-feira (30.03) da Feira de Encerramento do projeto, no anfiteatro da Escola Estadual Liceu Cuiabano.

O secretário destacou ainda que são mais de 100 mil alunos matriculados na rede estadual, com potencial para chegar a 130 mil alunos nos próximos dois anos. E que ele, como estudante egresso curso técnico e professor efetivo do estado, acredita em uma mudança positiva com o Novo Ensino Médio para todo esse público, e em resultados ainda melhores com o investimento em projetos tais como o Além Mato Grosso “o curso oportunizou a mais de 80 estudantes, conquistarem uma vaga em universidades públicas em todo país, esse ano queremos auxiliar mais jovens”.



No evento de encerramento do projeto Além Mato Grosso, o secretário Allan Kardec conversou com estudantes do 3º ano do Ensino Médio e professores da unidade. Na oportunidade ainda foram entregues certificados, a duas professoras, simbolizando todos os professores que participaram da Formação para a compreensão do Novo Ensino Médio, e realizadas duas palestras pelos gestores dos cursos, Edu Arruda e Sérgio Cintra.

Edu Arruda, apresentou atualizações sobre o Novo Ensino Médio, após a mudança de gestão no Governo Federal, enquanto Sérgio Cintra realizou uma fala com gatilhos importantes para os estudantes que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2023.

Um dos principais professores de cursinho preparatório para o vestibular em Mato Grosso, Sérgio Cintra destacou a função social da iniciativa. “O Além Mato Grosso foi responsável por preparar os alunos para o ENEM 2022, e hoje estamos prestando contas, das aulas, plantões online, material didático em PDF, simulados, e o trabalho finalizado com o levantamento dos aprovados, e podemos afiançar que essa iniciativa foi um sucesso. Formamos pessoas que serão responsáveis pelo futuro da nossa sociedade, pois o ensino é a mola propulsora do desenvolvimento sustentável”.



Coordenador da formação dos professores para o Novo Ensino Médio no Além Mato Grosso, Edu Arruda, agradeceu ao secretário, Allan Kardec, que idealizou o projeto, e aos realizadores, da iniciativa, Central das Pequenas Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), destacando que o trabalho foi complementar ao que já era realizado pela própria secretaria. “Encontramos professores das mais distintas formações, em zonas urbanas e rurais. E esse assunto é de grande importância, porque8 com a mudança no Governo Federal estão surgindo muitas dúvidas, e estamos aproveitando essa feira para conversar, e trazer orientação sobre situações que foram atualizadas, como mudanças no Enem e PNDL”.

A diretora do EE Liceu Cuiabano, Layane Queçada Schultz, agradeceu a escolha da escola, para o lançamento e agora o encerramento do projeto, lembrando aos estudantes a importância de aproveitar as oportunidades que agreguem ao currículo. Por fim, o consultor da Cordemato, Joéverton Silva de Jesus destacou os desafios que foram superados para que os bons resultados do projeto fossem alcançados. “A pandemia trouxe um excesso de informação, e é natural que os jovens ficassem muito tempo expostos a telas, e essa foi uma barreira, tivemos que demonstrar a importância do conteúdo para trazer a audiência ao curso”.

Realizado pela Cordemato em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), com apoio institucional da Assembleia Legislativa, por meio de emenda impositiva do ex-deputado estadual Allan Kardec, o Além Mato Grosso foi realizado em dois eixos. Sendo o cursinho pré-vestibular (ENEM) gratuito para os estudantes, e a capacitação presencial e no formato EAD (Ensino à Distância) de professores da rede pública do Estado de Mato Grosso para o Novo Ensino Médio e todas suas especificidades.





Aline Coelho

Assessoria de Comunicação (65) 99910-1889

Comentários


bottom of page