Com o objetivo de discutir soluções para o escoamento das produções agropecuárias de Mato Grosso e questões logísticas estratégicas ao Estado brasileiro, a Central das Pequenas Organizações do Estado de Mato Grosso (CORDEMATO), a pedido da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), articulou e mediou três encontros esta semana. As reuniões foram realizadas na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO) e da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (APROSOJA), e fizeram parte de uma missão do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN- instituído pela Lei n. 9.883/1999), o terceiro encontro foi com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MT).
As agendas tiveram como integrantes os superintendentes da ABIN e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o coordenador regional da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e analistas de Inteligência dessas instituições.Além de prospectar cooperação técnica com as entidades do agro mato-grossense, os servidores federais dialogaram, colheram dados e informações sobre as dificuldades, oportunidades e tendências referentes às infraestruturas rodoviárias, ferroviárias e hidroviárias de Mato Grosso, e ao setor de transporte de cargas de modo geral.
A Gestora Executiva da CORDEMATO, Adceli Nobre conta que a entidade reconhecida há 20 anos como realizadora cultural e de grandes eventos, se consolidou nos últimos anos na formação e assistência para o Terceiro Setor. “Parte do nosso trabalho é conhecer as necessidades sociais e criar soluções, onde o estado não chega, além de elaborar políticas públicas que podem ser desenvolvidas e aplicadas, por nós ou qualquer outra Organização da Sociedade Civil (OSC), e o resultado alcançado em benefício da sociedade, perpassa pela articulação entre os Poderes Públicos e as OSC”, pontuou a gestora.
As instituições federais agradeceram pelas gentis recepções e pelas informações compartilhadas, as quais subsidiarão o processo decisório das altas autoridades governamentais. Na avaliação da ABIN, "grande esforço será feito pelos membros do SISBIN na difusão da cultura de proteção de conhecimentos do Agro e do agricultor brasileiros".
Na FAMATO, a comitiva foi recebida pelo Presidente, Normando Corral e o Superintendente do IMEA, Cleiton Gauer, enquanto na APROSOJA, estavam o Gerente de Relacionamento da entidade, Evandro Thiesen e o CEO do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira, e representando o SENAR, o Assessor de Relações Institucionais da entidade, Rogério Romanini. Representando a CORDEMATO nos encontros, além da gestora, Adceli Nobre, estava o fundador e consultor em articulações institucionais e governamentais, Johnny Everson, e o co-fundador e consultor jurídico Joeverton Silva de Jesus.
Em 2023, novas iniciativas serão articuladas pela CORDEMATO, FAMATO e APROSOJA, entidades consideradas "de alta relevância ao SISBIN, sobretudo por seu potencial de colaboração no escopo da Política Nacional de Inteligência (PNI)".
Yorumlar