top of page
jornal

Imprensa

Espaço de relacionamento com a mídia e assessorias de comunicação

CORDEMATO proporciona atendimento terapêutico por meio de parceria




Mais de mil atendimentos de equoterapia para jovens com deficiência ou necessidades de acompanhamento especial, é o que será garantido pela Central das Pequenas Organizações do Estado de Mato Grosso (CORDEMATO), por meio do apoio financeiro do Sicoob Credisul. O aporte de R$ 130 mil reais foi garantido pelos esforços da Primeira-dama Virginia Mendes que entregou o cheque simbolizando o valor, ao consultor da Central, Joéverton Silva de Jesus, e ao representante do Haras Twin Brothes, Marco Póvoas.


O projeto de equoterapia é realizado pela CORDEMATO em cooperação técnica com o Haras Twin Brothers, e garantirá cerca de 90 atendimentos terapêuticos por mês, totalizando 1.100 ao ano, a crianças com dificuldades múltiplas, buscando a inclusão social e desenvolvimento integral.


O diretor executivo do Sicoob Credisul, Vilmar Saugo destacou durante a entrega do cheque simbólico referente ao valor, realizado no início do mês de junho, que o mundo precisa de mais cooperação e tolerância e por isso a cooperativa está investindo nessas ações sociais. Enquanto a Primeir-dama, Virgínia Mendes destacou a importância do trabalho de cada instituição beneficiada na entrega. Além da CORDEMATO, receberam incentivos organizações que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social, acolhem pessoas com histórico de dependência ou que vivem em situação de rua, além de ações sociais de formação profissional, esportivas e culturais.


Equoterapia


Ela é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, sendo indicado para pessoas que possuem deficiências ou necessidades especiais, como é o caso da Síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla e autismo, por exemplo.


Esse tipo de terapia deve ser feito em um ambiente adequado e especializado e durante todas as sessões é importante, além do treinador do cavalo, a presença de um terapeuta, que pode ser um fisioterapeuta especializado, psicomotricista ou fonoaudiólogo, por exemplo, para orientar os exercícios.






Comments


bottom of page