A necessidade de simplificação do licenciamento ambiental para pequenos garimpeiros está entre as principais frentes de trabalho da segunda fase do projeto Garimpo Sustentável. Nesta semana em que é celebrado o Dia do Garimpeiro (21.07) o gestor geral do projeto, Josias Silva de Jesus iniciou as visitas técnicas para a continuidade da inciativa social.
Entre as outras metas dessa fase, está a ampliação do trabalho junto as cooperativas, com ações de governança e atos administrativos; ampliar os trabalhos de pesquisa da METAMAT; e incentivar o beneficiamento em regiões de extração.
“Até hoje não temos uma lei que regulamente essa categoria profissional, o pequeno minerador, o garimpeiro. E o objetivo do projeto continua sendo esse, tornar as necessidades desses trabalhadores visíveis, trazer luz a essa realidade e construir soluções, com inovação e tecnologia, para um presente e futuro mais produtivo e sustentável.”, argumentou Josias Silva de Jesus.
Durante o primeiro ciclo do projeto, foram realizadas reuniões e audiência públicas em 12 municípios com distritos tradicionais, entrevistas que resultaram no documentário Garimpo Sustentável, uma pesquisa socioeconômica com um “raio X” dos trabalhadores, que foi apresentada durante o 1º Encontro Garimpo Sustentável (EGASUS) que reuniu mais de 1 mil pessoas em Cuiabá, entre acadêmicos e políticos para discutir o tema.
Comentários