top of page
jornal

Imprensa

Espaço de relacionamento com a mídia e assessorias de comunicação

Edição especial de revista destaca o potencial da mineração sustentável em Mato Grosso


A iniciativa visa o desenvolvimento econômico e social de regiões tradicionais, e já conta com duas produções audiovisuais, um documentário e um podcast, com o intuito de ampliar conhecimento e debate sobre o tema.

 

Em Mato Grosso é possível promover o desenvolvimento econômico ao conciliar práticas de mineração, sustentabilidade e responsabilidade social. É o que apresenta a edição especial da revista Garimpo Sustentável, lançada nesta semana. Em suas 69 páginas, o material destaca os feitos obtidos desde o início do projeto, de mesmo nome, iniciado em 2022, com foco especial nos benefícios gerados para as populações de zonas de garimpo tradicionais.

 

A revista, que serve como um registro das iniciativas e impactos do projeto, ilustra os desafios e perspectivas para esse setor, passando por mapeamento dos trabalhadores tradicionais, até as possibilidades de uso dos remineralizadores de solo, pauta que une as áreas de extração mineral ao campo. A edição conta com mil exemplares que serão distribuídos para as entidades parceiras e que estejam relacionadas aos temas de desenvolvimento econômico e mineração. Para acessar a versão digital basta acessar a página www.revista.garimposustentavel.com.br



 

Através de depoimentos de especialistas, pesquisadores e trabalhadores, a revista destaca a importância da mineração para a economia do estado, o potencial de geração de empregos e renda, bem como os investimentos realizados pelo setor. A entrega é mais um marco para o projeto Garimpo Sustentável, que já conta com duas produções audiovisuais, um documentário e um podcast, iniciativas realizadas com o intuito de ampliar o conhecimento e o debate sobre o tema.

“Com esses materiais nós reafirmamos o compromisso em promover mudanças positivas e duradouras nas comunidades, e apresentamos histórias inspiradoras e evidências tangíveis de progresso. Mais do que isso, mostramos à sociedade que a mineração é um setor econômico como outro, e é possível encontrar soluções para que esse possa coexistir de forma harmoniosa com as comunidades locais, e garantir o desenvolvimento para todos”, afirma o gestor do projeto, Josias da Silva.

 

O material impresso, é uma ampliação de metas do Garimpo Sustentável, realizado por meio de parceria social, com o Governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC/MT) e Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT) proporciona uma visão abrangente das atividades.

 

O Projeto

 

No primeiro ciclo, do Garimpo Sustentável foram realizadas reuniões e audiência públicas em 12 distritos tradicionais garimpeiras, entrevistas que resultaram no documentário Garimpo Sustentável, uma pesquisa socioeconômica com um “raio X” dos trabalhadores da mineração, que foi apresentada durante o 1º Encontro Garimpo Sustentável (EGASUS - 2023), este reuniu mais de um mil pessoas em Cuiabá, entre garimpeiros das regiões pesquisadas, acadêmicos e políticos para discutir o tema.

 

Nesta segunda etapa os objetivos são aprovar o Projeto de Lei que visa simplificar o licenciamento ambiental para pequenos, ampliar o trabalho de fortalecimento institucional junto às cooperativas, com ações de governança e atos administrativos; ampliar os trabalhos de pesquisa da METAMAT, em especial na região de Pontes e Lacerda, onde recentemente assinou Termo de Cooperação Técnica com cooperativas da região; e incentivar o beneficiamento em regiões de extração.




Aline Coêlho

Assessoria de Comunicação

Comments


bottom of page