top of page
jornal

Imprensa

Espaço de relacionamento com a mídia e assessorias de comunicação

Encontro Garimpo Sustentável será realizado na semana que vem

Atualizado: 3 de abr. de 2023

O 1º EGASUS será realizado nos dias, 22, 23 e 24, no Hotel Fazenda Mato Grosso, e conta com palestras, entre elas, a do professor Leandro Karnal


O desejo de transformar a vida de famílias em vulnerabilidade que vivem em zona de garimpo no Estado reunirá especialistas renomados e representantes do garimpo tradicional, Governo e terceiro setor no 1º Encontro Garimpo Sustentável (EGASUS). O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, Cuiabá, dias 22 a 24 de março, com sessões magnas e painéis temáticos. Nesse espaço, será possível compartilhar conhecimentos, experiências e visões de futuro, e colaborar para a construção de saídas sustentáveis e legais para o garimpo.


As inscrições são gratuitas e para garantir uma vaga basta acessar o link https://garimpo.cordemato.org.br/ e preencher as informações solicitadas.


Para discutir o tema, reuniram-se como palestrantes: a titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), Mauren Lazzaretti, o presidente da Federação das Cooperativas de Mineração do Estado de Mato Grosso (Fecomin), Gilson Camboin, o Mestre em Geociências, Coordenador do Curso de Engenharia de Minas da UFMT e Presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), Caiubi Kuhn, o Superintendente de Ordenamento Mineral e Disponibilidade de Áreas da Agência Nacional de Mineração (ANM), Caio Mário Trivellato Seabra Filho, o Doutor em Geociências e Geólogo da Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT), Dr. Antonio João Paes De Barros , e o professor e filósofo Leandro Karnal.


O Encontro é resultado do projeto Garimpo Sustentável, que, desde dezembro de 2021 atua no acompanhamento de quem mora nas zonas garimpeiras no Estado, buscando soluções responsáveis, social e economicamente sustentáveis para as pessoas e a atividade.


O que é o projeto Garimpo Sustentável?


O projeto Garimpo Sustentável é uma parceria da Central das Pequenas Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato) com a Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SEDEC). Tem o apoio das Cooperativas de Garimpeiros, Comunidades Garimpeiras Tradicionais e a Câmara de Vereadores e Prefeituras dos municípios de Guiratinga, Tesouro, Poxoréu, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Alta Floresta, Nossa Senhora do Livramento, Alto Paraguai, Nova Bandeirantes e Juína.


O projeto tem como meta principal a regularização das atividades da pequena e média mineração e cooperativas do setor mineral, e consequentemente a melhora na qualidade de vida das pessoas que vivem nessas regiões.


Aline Coelho

Assessoria de Comunicação (65) 9 9910-1889

Comments


bottom of page