top of page
jornal

Imprensa

Espaço de relacionamento com a mídia e assessorias de comunicação

Episódio especial do podcast Garimpo Sustentável gravado em Alto Paraguai estreia hoje às 20h


 

O gestor geral do projeto Garimpo Sustentável e anfitrião do podcast de mesmo nome, Dr. Josias Silva, conversou com o geólogo da METAMAT Antônio João Paes de Barros, Francisco Carlos De Araújo “Piota” e Vicente Ribeiro, da Cooperativa Regional Sustentável dos Garimpeiros da Bacia de Alto Paraguai (Coopegape). O episódio gravado em Alto Paraguai (197 km de Cuiabá) vai ao ar pelo canal do Estado do Amanhã no Youtube.

 

Assista aqui.


A Coopegape foi formalizada, com a participação de mais de 60 trabalhadores tradicionais em 2022 como um dos resultados do projeto Garimpo Sustentável.

 

O Projeto

 

No primeiro ciclo, do Garimpo Sustentável foram realizadas reuniões e audiência públicas em 12 distritos tradicionais garimpeiras, entrevistas que resultaram no documentário Garimpo Sustentável, uma pesquisa socioeconômica com um “raio X” dos trabalhadores da mineração, que foi apresentada durante o 1º Encontro Garimpo Sustentável (EGASUS - 2023), este reuniu mais de um mil pessoas em Cuiabá, entre garimpeiros das regiões pesquisadas, acadêmicos e políticos para discutir o tema.

 

Nesta segunda etapa os objetivos são aprovar o Projeto de Lei que visa simplificar o licenciamento ambiental para pequenos, ampliar o trabalho de fortalecimento institucional junto às cooperativas, com ações de governança e atos administrativos; ampliar os trabalhos de pesquisa da METAMAT, em especial na região de Pontes e Lacerda, onde recentemente assinou Termo de Cooperação Técnica com cooperativas da região; e incentivar o beneficiamento em regiões de extração.

 

Aline Coêlho

Assessoria de Comunicação

Posts recentes

Ver tudo

Cordemato realiza 11ª Semana do Cavalo

A Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato) assina em 2024, a responsabilidade na realização da programação vinculada ao setor dos esportes equestres e do desenvolvimento econômico

Comments


bottom of page