top of page
jornal

Imprensa

Espaço de relacionamento com a mídia e assessorias de comunicação

Aline Coelho

Garimpo Sustentável é tema de Audiência Pública em Pontes e Lacerda


Como criar soluções para regularizar o trabalho na mineração e fomentar a economia regional? Esses foram os pontos de discussão da Audiência Pública que o projeto Garimpo Sustentável realizou em Pontes e Lacerda, na última semana. E teve como resultado a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT) e as Cooperativas da região de Pontes e Lacerda.


A discussão realizada na Câmara Municipal de Pontes e Lacerda reuniu representantes de três Cooperativas Minerais da região, Cooperpontes (Pontes e Lacerda), Coogazuga (Província Airifera) e Cooguapo (Vale do Guaporé). Além dos gestores do projeto Garimpo Sustentável, sendo o presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT), Juliano Jorge e o gestor da Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato), Josias da Silva Jesus.


O presidente da METAMAT destaca a importância do diálogo para criar soluções que realmente funcionem para cada localidade. Juliano Jorge falou ainda sobre a ação do Governo do Estado, que conseguiu a regularização de quatro regiões garimpeiras. Enquanto, Josias Jesus lembra que a cooperativa é a forma mais célere de trabalhar nos moldes da constituição, por isso, é tão importante esse diálogo junto as instituições que congregam que os trabalhadores.


“Essa foi uma importante orientação para que as cooperativas tenham condições de atuar nas demandas de regularização.”, pontuou o geólogo da METAMAT e responsável pelas atividades de suporte técnico junto às cooperativas, Leo Adriano.



Também participaram e contribuíram na Audiência o diretor administrativo da METAMAT, Wagner Ramos, o geólogo da METAMAT, Antônio João Paes de Barros e o vereador por Pontes e Lacerda, Cleber.


Aline Coêlho

Assessoria de Comunicação

1 commentaire


Zilda Pereira
Zilda Pereira
23 nov. 2023

Tres cooperativas?Que eu saiba aí só tem uma as outras são fantasmas

J'aime
bottom of page