top of page
jornal

Imprensa

Espaço de relacionamento com a mídia e assessorias de comunicação

Governo do Estado realiza Seminário para apresentar estratégias de sustentabilidade na agropecuária


No intuito de promover a sustentabilidade no setor agropecuário, o Governo do Estado realiza o Seminário ABC+ (Agropecuária de Baixo Carbono), no dia 21 de junho, no Auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Mato Grosso (FAMATO). O objetivo é fortalecer a eficiência e a resiliência do setor produtivo, buscando transformações sustentáveis nos aspectos social, econômico e ecológico.


O Plano ABC+ busca promover a adaptação à mudança do clima, a redução de emissões de gases de efeito estufa, o gerenciamento adequado dos resíduos, produtividade agropecuária e estabelecer práticas agrícolas mais sustentáveis. No Seminário, serão apresentados o diagnóstico e as metas para o período de 2020 a 2030, tanto em nível nacional quanto estadual.


A iniciativa é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Secretaria Adjunta de Agronegócios e Investimentos em parceria com a Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato), com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A SEDEC coordena o Grupo Gestor do Plano ABC+, que reúne mais de 30 instituições do setor, e é responsável pela implementação das estratégias em âmbito estadual.


Seminário ABC+


O evento busca engajar os produtores na implementação do plano e apresentar as evidências da contribuição dessa estratégia para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Mato Grosso se comprometeu com uma participação expressiva de 9% de potencial em mitigação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), cerca de 89 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO²), por meio da adoção dos sistemas de produção sustentável.


O Seminário ABC+MT, realizado em Cuiabá, será o primeiro de uma série de seis encontros regionais para aproximar as informações do Plano ABC+ dos produtores rurais de Mato Grosso.


Confira a programação do evento:

8h: Recepção e Credenciamento

8h30: Dispositivo de abertura

9h15: Plano ABC+ Nacional

9h45: Plano ABC+ Estadual

10h15: Debate

10h30: Painel I: Casos de Produtores de Mato Grosso

12h: Almoço

14h: Painel II: Pesquisas, ações e tendências relacionadas à estratégia ABC+ no Mato Grosso

16h30: Plano Nacional de Fertilizantes

17h: Plano Estadual de Fertilizantes


Aline Coelho

Assessoria de Comunicação

Comentários


bottom of page