top of page
jornal

Imprensa

Espaço de relacionamento com a mídia e assessorias de comunicação

Mais de 50 crianças com deficiência são beneficiadas com atendimento terapêutico em Cuiabá


A utilização do cavalo como recurso terapêutico dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, para o desenvolvimento físico, psicológico e emocional de pessoas com deficiência ou necessidades especiais é o objetivo do projeto de equoterapia, “Seja Especial Para Alguém Especial”. A iniciativa realizará mais de mil atendimentos gratuitos para 50 crianças, no Haras Twin Brothers, em Cuiabá.


Os atendimentos que começaram em setembro e seguem até março de 2023, ajudam a sanar a demanda pelo projeto, que conta, infelizmente com uma longa fila de espera. Famílias que vêm a rotina mudar para melhor após o início da equoterapia, como é o caso de Ana Carolina da Silva Coenga, ela é mãe de Karlos Gabriel da Silva, de 8 anos, com paralisia cerebral, surdez e baixa visão, devido a uma toxoplasmose congênita.


“Nós esperamos dois anos na fila para esse atendimento, e valeu a pena. Passamos por fisioterapeutas que diziam que ele não conseguiria fazer a equoterapia e não se beneficiaria do atendimento. Mas em um mês já vimos muita diferença, ele está mais calmo e com a postura mais firme”, revelou Ana Carolina. Ana, que é mãe de mais três crianças, mora no residencial Nico Baracat, na região do bairro Osmar Cabral, e para garantir o atendimento do filho, faz uma viagem de cerca de duas horas, sendo três baldeações de ônibus, com Karlos na cadeira de rodas.


Viviane Ferreira é mais uma mãe que também aguardava a vaga para a terapia. Ela tem três filhos autistas, conseguiu a oportunidade para os dois mais novos, e também só enxerga benefícios no atendimento que é gratuito. João Vitor, 14, e Miguel 9 anos, apresentam uma melhora geral no comportamento, e realizam a uma vez por semana.



O projeto de equoterapia é realizado pela CORDEMATO em cooperação técnica com o Haras Twin Brothers, com apoio da Sicoob Credisul, sendo um aporte de R$ 130 mil reais, intermediado pela da Primeira-dama Virginia Mendes. O projeto começou como uma ação filantrópica do Haras e foi ampliada pela parceria.


O empresário Marquinhos Póvoas, proprietário do Haras conta que em princípio a atividade foi impulsionada, principalmente, pela Lei nº 9.249, que se refere às doações para abatimento nas declarações de Imposto de Renda. Essas doações individuais proporcionavam o atendimento, mas a parceria atual ampliou de forma significativa o número de crianças atendidas. “Temos mais de 100 pessoas aguardando esse atendimento, sabemos que a demanda sempre existirá, mas é uma alegria ver o benefício do nosso projeto chegar a mais pessoas”, comentou Marquinhos Póvoas.


Equoterapia


O Haras Twin Brothes fundado em 2000 em Cuiabá, realiza desde 2010 o atendimento de equoterapia para pessoas com necessidades especiais ou que necessitem se desenvolver de forma biopsicossocial.


O tratamento com equoterapia é indicado nos casos de paralisia cerebral, lesões neuro-motoras (cerebral e medular), deficiências sensoriais (áudio, fono e visual), distúrbios evolutivos ou comportamentais, patologias ortopédicas (congênitas ou adquiridas), distúrbios emocionais, de linguagem e aprendizagem, autismo, deficiências adquiridas, dentre outros.]


Aline Coelho

Assessoria de Comunicação (65) 99910-1889

Comments


bottom of page