top of page
jornal

Imprensa

Espaço de relacionamento com a mídia e assessorias de comunicação

METAMAT, Câmara, Prefeitura e CORDEMATO convidam comunidade garimpeira de Alto Paraguai para reunião

Os garimpeiros, garimpeiras e comunidade interessada neste setor são os convidados do encontro que será realizado na Câmara Municipal de Alto Paraguai, nesta quinta-feira (28), às 19h. A reunião mediada por técnicos da Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT), discutirá a criação da Cooperativa Regional Sustentável dos Garimpeiros da Bacia do Alto Paraguai.


Essa é a quarta incursão do projeto no município, e é um resultado parcial do trabalho realizado até agora. “A discussão avança para a criação da cooperativa como uma solução para a formalização dos trabalhadores artesanais, a exemplo do que o projeto está conseguindo realizar em Nova Bandeirantes, no Garimpo Juruena com a COOGAVEJA”, exemplificou o gestor do Projeto Garimpo Sustentável, Josias da Silva.


O gestor conta que entre fevereiro e março deste ano, foram realizadas em Alto Paraguai: Reunião com o prefeito Adair Moreira, a pesquisa socioeconômica nas Regiões dos Baianos e Manga, bem como duas Audiências Públicas na Câmara de Vereadores, para debater e construir alternativas para licenciamento ambiental de Garimpeiros na APA Estadual Nascente do Rio Paraguai.


O projeto Garimpo Sustentável é realizado nos distritos minerais de 11 municípios mato-grossenses. A primeira fase, durante o primeiro semestre de 2022, incluiu pesquisa de diagnóstico social, atendimento social junto aos municípios, e entrevistas, que resultarão num documentário com o objetivo de resgatar a história de comunidades garimpeiras tradicionais, como forma de preservar a identidade local. Além de apresentar, discutir, e alinhar, possibilidades de soluções econômicas, sociais e ambientais para os dilemas do setor.


Comments


bottom of page