Os pesquisadores do Projeto Garimpo Sustentável estão no Garimpo do Juruena. Eles realizam o cadastramento das famílias que residem na localidade, situada a cerca de 200 quilômetros de Nova Bandeirantes. O trabalho iniciado nesta segunda-feira (11), segue até o próximo sábado (16).
O trabalho representa o avanço do Projeto, para atingir o objetivo, de identificação dos garimpeiros tradicionais da região, desmistificação da imagem negativa do setor, e busca por meios que solucionem a regularização e reordenação para esses trabalhadores. Devido ao aumento dos casos de Covid-19, a equipe foi reduzida, e segue os protocolos conforme recomendação da OMS.
Esse levantamento de dados através do formulário específico do CRAS é realizado pela equipe de pesquisa e equipe técnica de geologia da METAMAT, em parceria com a Prefeitura de Nova Bandeirantes. Os cadastros serão encaminhados pelo CRAS, junto ao Programa Luz para Todos.
O Projeto¨
O Garimpo Sustentável é realizado pela parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) por meio da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) e a Central das Pequenas Organizações do Estado de Mato Grosso (CORDEMATO).
A iniciativa pretende resgatar a história de comunidades garimpeiras tradicionais, como forma de preservar a identidade e garantir a sobrevivência por meio de ações de sustentabilidade econômica e social. A ação é realizada em regiões de garimpo manual e artesanal no interior de Mato Grosso. O trabalho inclui contato com prefeituras, reuniões institucionais, audiência públicas, e os técnicos produzem uma pesquisa de diagnóstico social com os garimpeiros tradicionais.
Comments