top of page
jornal

Imprensa

Espaço de relacionamento com a mídia e assessorias de comunicação

GARIMPO SUSTENTÁVEL: Projeto avança com cadastramento da atividade garimpeira artesanal


Ação visa conhecer e cadastrar os garimpeiros artesanais, para a próxima fase de implantação de planta de beneficiamento mineral.


O projeto Garimpo Sustentável convida os trabalhadores da mineração artesanal da região de Alto Paraguai para participar do Cadastramento da Atividade Garimpeira Artesanal. A ação será realizada entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, na Câmara Municipal de Alto Paraguai.


O trabalho que está na segunda fase, realiza ações de regularização e estruturação, em benefício dos trabalhadores de áreas de garimpo artesanal. A iniciativa é da Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato) em parceria com a Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT), e no município conta a parceria da Cooperativa de Garimpeiros e da Prefeitura Municipal de Alto Paraguai.


Nesta fase do projeto, o objetivo é beneficiar os garimpeiros da região com a implantação de uma planta de beneficiamento mineral. Dessa forma, o cadastramento tem como objetivo principal conhecer a fundo a situação dos empreendimentos garimpeiros artesanais em Alto Paraguai e já cadastrar os possíveis beneficiados pela ação.


Para isso, serão abordados no cadastramento os aspectos legais, estágio do licenciamento ambiental, questões ambientais, infraestrutura dos garimpos, fatores socioeconômicos e métodos de extração utilizados.


Resultados

Na primeira fase do Projeto Garimpo Sustentável foram realizadas reuniões, visitas e audiências públicas, e uma pesquisa socioeconômica que embasam o trabalho realizado atualmente. Além disso, foram realizadas entrevistas que resultaram no Documentário de mesmo nome do projeto, que estreou em março, e já conta com mais de 20 mil visualizações.


Aline Coêlho

Assessoria de Comunicação

Comments


bottom of page