top of page
jornal

Imprensa

Espaço de relacionamento com a mídia e assessorias de comunicação

Gestores apresentam resultados parciais de projeto durante evento


A real condição de vida do garimpeiro artesanal e a busca pelo resgate da história, bem como a regularização e ordenamento para a garantia da sobrevivência, foram pontos apresentados pelos gestores do Projeto Garimpo Sustentável durante o 3º Seminário de Mineração do Norte de Mato Grosso.


A equipe de gestores, liderada pelo geólogo Antônio João Paes de Barros, da Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT), Josias da Silva e Dr. Joe, consultores da Central das Pequenas Organizações do Estado de Mato Grosso (CORDEMATO) apresentaram os objetivos geral e específicos do Projeto Garimpo Sustentável, na quinta-feira (19).


Os três apresentaram os resultados parciais da inciativa realizada no primeiro semestre de 2022, aos pesquisadores, cientistas, estudantes, autoridades públicas e representantes de entidades ligadas ao setor mineral do país, no auditório da Faculdade Unifama, em Guarantã do Norte (708 km de Cuiabá). O evento segue nesta quarta e quinta-feira e aborda temas relacionados aos avanços e desafios dos programas de pesquisa mineral, questões sociais, comunitárias e de governança (ESG), os impactos ambientais e econômicos da atividade, as potencialidades do setor, dentre outros assuntos.


O Projeto


Realizado nos distritos minerais de 11 municípios, sendo Nossa Senhora do Livramento, Alto Paraguai, Guiratinga, Tesouro, Poxoréu, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Alta Floresta, Nova Bandeirantes, Juruena e Juína, durante o primeiro semestre de 2022.

A iniciativa realizou pesquisa de diagnóstico social, atendimento social junto aos municípios, e entrevistas, que resultarão num documentário com o objetivo de resgatar a história de comunidades garimpeiras tradicionais, como forma de preservar a identidade local. Além de apresentar, discutir, e alinhar, possibilidades de soluções econômicas, sociais e ambientais para os dilemas do setor.





Assessoria de Comunicação

Aline Coelho









Opmerkingen


bottom of page