De 15 a 19 de agosto os pesquisadores e produtores do Projeto Garimpo Sustentável estarão em Juína (600 km de Cuiabá). Durante a semana serão realizadas as atividades técnicas nos distritos minerais do município, enquanto, no dia 18, será mediada a Audiência Pública, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Juína.
A inciativa tem o objetivo de valorizar o garimpeiro, e propor a melhoria de condições para os trabalhadores artesanais e tradicionais, que ainda têm a extração de pedras e minérios preciosos como a principal fonte de renda.
No início de julho, os gestores do projeto se reuniram com o prefeito, Paulo Veronese, a pedido deste, para que incluísse os distritos minerais de Juína no mapa de pesquisa do projeto Garimpo Sustentável.
“Esse momento para nós, foi de um importante reconhecimento, de que as pessoas e instituições estão confiando nos resultados do projeto para o setor mineral tradicional de Mato Grosso”, afiançou o gestor do projeto, Josias Silva.
O trabalho realizado pela equipe da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) e da Central das Pequenas Organizações do Estado de Mato Grosso (CORDEMATO) é composto pela identificação, mapeamento e cadastramento de comunidades garimpeiras tradicionais, entrevistas, com preenchimento de formulário técnico e diagnóstico socioeconômico que favoreçam a implementação de políticas públicas, em prol da melhoria de vida e trabalho dessas populações, gravação de entrevistas para produção de documentário.
Além de articular estratégias para o exercício legal da atividade através de aquisição lavra garimpeira, como por exemplo, apoiando a criação de cooperativas.
Comments