top of page
jornal

Imprensa

Espaço de relacionamento com a mídia e assessorias de comunicação

RETROSPECTIVA: CORDEMATO finaliza o ano com grandes resultados


A Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (CORDEMATO) finaliza o ano de 2022 com grande sucesso em suas realizações. Ao longo dos 20 anos de história, foram mais de 100 grandes projetos, acumulando bem mais de 1 milhão de pessoas que tiveram acesso aos benefícios sociais e econômicos por meio da geração de conhecimento, oportunidade, acesso à cultura, arte e entretenimento.


Este ano, a CORDEMATO consolidou-se, na condução de iniciativas educacionais e de bem estar social, por meio da cultura, culinária, eventos de cultura popular entre outros.


9ª Semana do Cavalo


O evento que surgiu em 2013 tem o objetivo de resgatar as raízes sertanejas do povo mato-grossense através da música, culinária, artesanato e esporte. Já na 1ª edição do evento foi observado o fomento e qualificação da equinocultura no Estado e a participação de competidores, empresários urbanos e rurais de várias cidades do Estado, bem como de outros Estados (Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, e São Paulo).


O evento cresceu nos anos posteriores, batendo recorde de público, tanto de competidores como de alunos dos diversos cursos oferecidos, além da sociedade que sempre prestigiou. Tanto é que a “Semana do Cavalo” foi incluída no calendário cultural da cidade de Cuiabá pela Lei nº 5.798/2014, promulgada em 09 de abril de 2014.

O evento foi crescendo ano após ano e voltou com mais força após a pandemia.


Este ano ocorreu de 3 a 11 de junho no Haras Twin Brothers, no bairro Santa Rosa, em Cuiabá. E teve entrada franca todos os dias, com shows sertanejos nacionais das duplas "Guilherme & Santiago", "Mato Grosso & Mathias", "Di Paulo & Paulino", "Guilherme & Benuto" e "Lambasaia". Contou com parceira da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).


Garimpo Sustentável


O projeto iniciado em dezembro de 2021 teve por objetivo realizar pesquisa, levantamento e diagnóstico socioeconômico de populações garimpeiras que, em princípio, podem ser agrupadas em 11 regiões garimpeiras tradicionais, definidas pela METAMAT, subsidiando a definição de políticas públicas, elaboração de projetos de lei e o incentivo ao uso sustentável dos recursos minerais nas regiões tradicionais e vocacionadas, reconhecidas informalmente no Estado.


As ações incluíram visitas técnicas às áreas de exploração e pesquisa de fontes orais, de forma criteriosa, republicana e documentada em áudio e vídeo. Além da criação de um podcast onde foram ouvidos inúmeros convidados sobre assuntos diversos envolvendo Garimpo. Os vídeos estão disponíveis no canal Estado do Amanhã: https://youtu.be/F2XJzAFK17Y


Mato Grosso Mais ENEM


Trata-se de um ciclo de palestras-aula preparatórias. Veio para atender às necessidades principalmente de jovens de famílias menos favorecidas, que buscam romper com o status quo vigente e se inserir nas universidades públicas.

Com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), evento ocorreu no dia 12 de março, totalmente gratuito, sendo na modalidade presencial para estudantes de Cuiabá e baixada, no Teatro Cerrado Zulmira Canavarros (ALMT), e EaD para todo Mato Grosso.


Circuito Cultural Evento Legal


Esse projeto, junto com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), teve como objetivo o fortalecimento da cadeia produtiva do setor de eventos, além de aumentar o acesso e a democratização da cultura a toda a população onde as ações foram realizadas.


Eventos da cultura popular ocorreram em diversos municípios do Estado de Mato Grosso, de forma a fomentar empresas e profissionais do ramo de entretenimento e lazer, contribuindo com a formação cognitiva de crianças e adolescentes, e sobretudo, investindo em proporcionar mais qualidade de vida, saúde física e mental para os cidadãos mato-grossenses.


Na fase, a opção foi por música e rodeios. Teve a Festa de Rodeio em comemoração ao Aniversário do Distrito de Sucuri em Cuiabá de 12 a 15 de maio; a Festa do Peão: festa de Rodeio do Nova Esperança em Cuiabá de 19 de maio, a Manifestação Artística no 15º Campeonato dos Feirantes do Porto dia 16 de maio e a etapas de Itaúba do Nortão, com o Rodeio Bulls de 12 a 14 de maio.


Na Fase 2, os eventos envolveram culinária, música e rodeio. Foram quatro eventos diversificados: Festival Culturas e Sabores de Jangada (17 e 18 de junho) e o Aniversário de Santo Antônio (12 e 13 de junho) com mais de 10 atrações gratuitas. Foram realizados também o Festival Culturas e Sabores no Município de Cuiabá de 30 e 31 de julho, com atrações e comida com e chef Fábio Cruz. Banda Os amigos, Carlos Black e Banda, Jhonatan Porradão entre outros. Além de etapas do Nortão Rodeio Bulls.


Na Fase 3, foi de música e capacitação. O Moto Encontro Nacional Hikmat Shriners ocorreu de 16 a 18 de junho em Chapada dos Guimarães.


E na Fase 4, ocorreu festival, música e rodeio com 9 eventos. Feira agropecuária de Poconé 2022, Festival Multicultura Nordeste em Mato Grosso, realizado em Tangará da serra, e seis etapas do Nortão Rodeio Bulls em diversos Municípios do Estado de Mato Grosso. Ainda nesta fase, será realizado em 2023 o Festival Pras Bandas de Cá, em Chapada dos Guimarães.


Além de tudo isso, o Evento Legal também é podcast que leva informação e formação aos produtores culturais e trabalhadores do setor em Mato Grosso, com novos convidados todas as semanas.


Caravana Cultural


Esse projeto teve como objetivo fomentar e viabilizar a contratação de empresas e profissionais envolvidos na organização, infraestrutura e programação cultural dos eventos, fortalecendo toda a cadeia produtiva do turismo regional, gerando emprego e renda para o setor de eventos.Até o momento foram realizados três grandes iniciativas da cultura popular.


O primeiro evento foi um ciclo de oito palestras, em Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger. O segundo evento foi a ExpoSinop - Exposição Feira Agropecuária de Sinop. Maior feira do agronegócio da região Norte de Mato Grosso, realizada em Sinop, este ano aconteceu no dia 04 de setembro. E por fim, a realização do 6º Caveiras Moto Rock Fest. Encontro de motociclistas que acontece em Rondonópolis desde 2015.


A CORDEMATO atuou nesses eventos em parceria com a Secretaria de Estado de Cuiabá Esporte e Lazer (Secel).

Cultura e Sabores Várzea-grandenses


O projeto vigente desde teve como objetivo reunir músicos profissionais indicados por associações representativas, como a OMB/MT - Ordem dos Músicos do Brasil e Chefes de Cozinha indicados pela ACCMT - Associação dos Chefes de Cozinha do Estado de Mato Grosso, para realizar uma verdadeira manifestação de artes integradas geradora de fluxo turístico no município de Várzea Grande.


Criou-se então a união de dois dos mais importantes segmentos da cultura popular brasileira que traz, num formato inédito em Mato Grosso, shows musicais intercalados com apresentações de chefes de cozinha ao vivo por um telão de alta resolução no palco transmitidos pelos canais da internet (foi transmitido pelos canais da CORDEMATO). Desta forma, o projeto foi importante para dar visibilidade e fortalecer os modos de vida e as práticas alimentares das populações tradicionais, os saberes enraizados no cotidiano e também as atividades produtivas, comerciais, culturais, educacionais e artísticas, que decorrem da relação com a comida, a sociedade e o território são pontos fundamentais no âmbito do Estado. O evento foi realizado em fevereiro com incentivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC).


Além Mato Grosso


O Projeto funcionou em dois eixos principais: Cursinho pré-vestibular (ENEM) gratuito, com material pedagógico gratuito, ministrado por docentes com notório saber e larga experiência na docência. O cursinho abrange todas as disciplinas que compõem o atual formato do ENEM, contando com plantões de dúvidas ao vivo; e a Capacitação presencial e no formato EAD (Ensino à Distância) de professores e alunos da rede pública do Estado de Mato Grosso para o Novo Ensino Médio e todas suas especificidades. Através da capacitação oferecida, os professores poderão gerar conteúdos adaptados ao nosso regionalismo, e lecionar de maneira efetiva a disciplina Projeto de Vida (obrigatória em todo Ensino Médio e sugerida no Ensino Fundamental), contribuindo de maneira valioso para que alunos façam de forma sensata as escolhas vocacionais e de vida. No formato presencial, o projeto abrangeu os municípios de Cuiabá, Santo Antônio do Leverger e Chapada dos Guimarães. Na modalidade EAD (Ensino a Distância, abrangeu todos os 141 municípios do Estado de Mato Grosso, por meio de aulas on-line, sendo estas gravadas e disponibilizadas para os alunos inscritos em plataforma educacional própria. Somente em Cuiabá foram 131 professores inscritos e 57 capacitados.


Revista "O KUARUP" dos povos do Alto Xingu


O projeto teve início teve como objetivo a produção de uma revista sobre o ritual do Kuarup. Essa é a mais importante manifestação cultural dos povos do Xingu, feita por todas as mais de 100 (cem) aldeias onde vivem as 16 etnias que habitam o Xingu, o maior parque indígena do Brasil com uma área de mais de dois milhões e oitocentos mil hectares. O Kuarup é um ritual de homenagem aos mortos ilustres, é a despedida dos mortos e o encerramento do período de luto. Uma celebração muito importante que acontece uma vez por ano no Parque Indígena do Alto Xingu e dura três dias. O Kuarup é uma festa alegre, onde cada um coloca a sua melhor pintura corporal, cocares e enfeites. Durante as celebrações há comida, danças, cânticos, rezas e o momento das lamentações. Na aldeia são erguidos troncos de madeira pintados e enfeitados com cocares. Cada tronco representa um morto ilustre. O registro desse ritual em revista é de grande importância, visto que a manifestação cultural, atualmente, está ameaçada, principalmente pela falta de recursos, de infraestrutura e de incentivos aos mais jovens. Assim, com a produção desse resgate histórico, em forma de revista, toda essa tradição e ancestralidade ficará arquivada e será distribuída em escolas, bibliotecas e entre os próprios indígenas, como forma de estimular e perpetuar essa importante tradição. Projeto realizado pela CORDEMATO com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) por meio de emenda parlamentar.


Incubadora Musical Pras Bandas de Cá


O projeto teve como propósito selecionar e gravar trabalhos musicais de 5 bandas cuiabanas, reunir os 5 trabalhos em coletânea e divulgá-los através deste projeto intitulado PRAS BANDAS DE CÁ. Essa iniciativa teve como objetivo promover a circulação da música regional, gerando oportunidades de trabalho aos artistas de bandas, possibilitando a sua retomada e projeção a nível nacional. Os artistas selecionados foram a Banda Os amigos, na categoria lambadão, enquanto na categoria rasqueado foi Kleber D'Moura e banda, na categoria rock foi a banda Cão do Mato e na categoria sertanejo foi o cantor Renato Braga.


Esse é um projeto da CORDEMATO em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).


Turismo para o Portal do Marape - Nova Mutum

Este projeto existe para incentivo do desenvolvimento sustentável do turismo, voltado para organização do setor, para agregar junto ao empresariado, ao poder público e a comunidade como um vetor único voltado para a criação de um destino turístico de boa qualidade especificamente neste caso o assentamento Pontal do Marape em Nova Mutum em Mato Grosso.


Em novembro, foram realizados encontros para apresentar o projeto a Superintendente da Seadtur, Aline Campos, e a representantes da Prefeitura Municipal de Nova Mutum, sendo servidores das Secretarias Municipal de Turismo, de Cultura e a de Agricultura, além de profissionais da UNEMAT, Conselho de Turismo (empresários do setor) e do Sebrae.


Os próximos passos do projeto são a estruturação do Plano de Turismo de Marapé, ações de estruturação e capacitação turística, e a formatação de produto turístico e roteirização da visitação.


Um projeto da CORDEMATO em parceria Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).


Projeto de Equoterapia do Harastwin Brothers


A equoterapia é a utilização do cavalo como recurso terapêutico para o desenvolvimento biopsicosocial de pessoas com deficiência. Na equoterapia o cavalo é utilizado como um meio de se alcançar os objetivos terapêuticos. Essa pratica exige a participação do corpo todo e de todas as articulações, devido ao movimento rítmico, preciso e tridimensional do animal que, ao caminhar, se desloca para frente/trás; para os lados e para cima/baixo, sendo esse movimento comparado com a marcha humana. A técnica tem como objetivo levar a pessoa com deficiência ao desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando seus limites, visando a sua integração na sociedade e trazendo benefícios físicos, psicológicos, educativos e sociais.


Esse é um projeto da CORDEMATO em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).


Nortão Rodeio Bulls


Este projeto teve como objetivo prioritário fortalecer a cadeia produtiva do setor de eventos fomentando empresas e profissionais do ramo de desporto, entretenimento e lazer, contribuindo com a formação cognitiva de crianças e adolescentes, e sobretudo, investindo em proporcionar mais qualidade de vida, saúde física e mental para os cidadãos mato-grossenses. Uma iniciativa destinada ao fomento do esporte, assumindo uma postura participativa e conectando pessoas.


O Rodeio conta com diferentes modalidades, tais como a Sela Americana, o Team Penning, a prova dos Três Tambores e ocorreu em várias etapas participando de diversos eventos trazendo a cultura do Rodeio como forma de entretenimento de qualidade para a população.


O projeto é uma parceria da CORDEMATO com o Fundo de Desenvolvimento desportivo (FUNDED-MT).


Aline Coelho

Assessoria de Comunicação































Comentarios


bottom of page