top of page
jornal

Imprensa

Espaço de relacionamento com a mídia e assessorias de comunicação

Revista O Kuarup destaca cultura do Alto Xavante



Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, a Cordemato resgata a revista O Kuarup dos Povos do Alto Xingu, produzida em 2022. O ritual fúnebre que expressa a riqueza cultural do Xingu, foi retratado no material, realizado pela Cordemato e produzido pela Revista Camalote, conta com textos de Rafaela Maximiano e fotos de Ernane Júnior e Jana Pessôa. A obra foi realizada através de emenda parlamentar do Deputado Estadual Dr. Eugênio de Paiva


O Kuarup é a mais importante antiga manifestação cultural dos povos do Alto Xingu, celebrada nos últimos 50 anos de forma ininterrupta, e só não foi realizada por dois anos, por causa da pandemia. Esse ritual só é realizado pelos indígenas da região do Alto Xingu, Mato Grosso, para celebrar a memória dos mortos e liberar suas almas para o mundo espiritual. A morte para os povos do Alto Xingu é tão grandiosa quanto nascer. Diante disso, a família trabalha por sua passagem durante meses.


O Dia do Índio, comemorado todo 19 de abril, passou a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas em julho de 2022, por meio de um projeto de Lei, da deputada federal Joenia Wapichana, atual presidente da Funai. A Lei 14.402, de 2022, promulga a mudança do nome da celebração e tem o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários.


De acordo com a publicação da Agência Senado, o termo ‘indígena’, que significa ‘originário’, ou ‘nativo de um local específico’, é uma forma mais precisa pela qual podemos nos referir aos diversos povos que, desde antes da colonização, vivem nas terras que hoje formam o Brasil. O estereótipo do ‘índio’ alimenta a discriminação, que, por sua vez, instiga a violência física e o esbulho de terras, hoje constitucionalmente protegidas”. Atualmente, além de Wapichana, na Funai, o Brasil também conta com uma indígena à frente do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), com a ministra Guajajara Sonja.



Você pode ver a revista O Kuarup completo abaixo:



O KUARUP DOS POVOS DO ALTO XINGU
.pdf
Fazer download de PDF • 6.65MB


Comments


bottom of page