ALÉM MATO GROSSO
Justificativa:
O Projeto Além Mato Grosso visa atenuar o desequilíbrio pedagógico no ensino público ligado ao Ensino Médio de Mato Grosso, potencializado durante o período de pandemia, em que alunos deixaram de assimilar conteúdos em todas as áreas, causando uma desigualdade em relação aos alunos da rede privada. Aliado a esse desequilíbrio, neste ano de 2022 as escolas de todo Brasil iniciaram a implantação do Novo Ensino Médio sem um treinamento adequado a docentes e discentes. O Projeto trabalhará em dois eixos principais: A) Cursinho pré-vestibular (ENEM) gratuito, com material pedagógico gratuito, ministrado por docentes com notório saber e larga experiência na docência. O cursinho abrangerá todas as disciplinas que compõem o atual formato do ENEM, terá plantões de dúvidas ao vivo; B) Capacitação presencial e no formato EAD (Ensino à Distância) de professores e alunos da rede pública do Estado de Mato Grosso para o Novo Ensino Médio e todas suas especificidades. Através da capacitação, os professores poderão gerar conteúdos adaptados ao nosso regionalismo, e lecionar de maneira efetiva a disciplina Projeto de Vida (obrigatória em todo Ensino Médio e sugerida no Ensino Fundamental), contribuindo de maneira valioso para que alunos façam escolhas vocacionais e de vida sensatas e adequadas às suas capacidades individuais e coletivas sugeridas na BNCC. No formato presencial, o projeto abrangerá os municípios de Cuiabá, Santo Antônio do Leverger e Chapada dos Guimarães. O projeto abrangerá, presencialmente, os municípios de Cuiabá, Santo Antônio do Leverger e Chapada dos Guimarães. Na modalidade EAD (Ensino a Distância, abrangerá todos os 141 municípios do Estado de Mato Grosso, por meio de aulas on-line, sendo estas gravadas e disponibilizadas para os alunos inscritos em plataforma educacional própria. O curso preparatório será estruturado da seguinte forma: Entre os dias 04/07/2022 à 03/04/2023, 15 aulas semanais, abrangendo as quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas – será levada em conta a Base Nacional Curricular e, de segunda à sexta-feira, no período vespertino, haverá plantões tira-dúvidas on-line. Destinado para alunos que estão cursando o 2º e 3º ano do Ensino Médio no ano de 2022 ou que já cursaram, desde que em escola pública ou bolsistas em escola particular. As dificuldades estruturais, de logística e de profissionais, e as consequências da Pandemia justificam a utilização do Ensino a Distância. O projeto Além Mato Grosso, através da ampliação do conhecimento das competências e habilidades da matriz educacional do Enem, pretende permitir que alunos e ex-alunos do Ensino Médio das escolas públicas possam expandir sua participação em universidades públicas brasileiras, em especial, as mato-grossenses. Além disso, demonstrar que é possível alterar a realidade social, econômica, política, ambiental e cultural através da aquisição de conhecimentos e de cidadania. A reprodução das desigualdades sociais tem sido uma das marcas permanentes do sistema educacional brasileiro, principalmente no que se refere à continuidade da escolarização na etapa do ensino superior para aqueles que se encontram em condições desfavoráveis de renda. O acesso a essa etapa, por meio de seleções via Enem e vestibulares, talvez, se configure em um dos momentos mais difíceis de todo o sistema educacional, pois coloca em condições igualitárias “candidatos” que, por diversas razões – sociais, históricas, econômicas e culturais – estão em condições de desigualdades, com trajetórias sociais e oportunidades distintas. O caráter excludente do sistema educacional gerou uma estrutura piramidal bem relacionada à estrutura de classes sociais. As classes sociais de menor poder aquisitivo engrossam a base da pirâmide, compondo os planos mais baixos de escolaridade, concentrando-se especialmente nos grandes bolsões de pobreza do país e, por outro lado, no topo da pirâmide educacional encontram-se aqueles com maiores níveis educacionais que remetem, também, às melhores condições econômicas e sociais. Ao constatar a realidade acima descrita é preciso ressaltar, a necessidade de atendimento às constantes pressões sociais que buscam romper com o status quo vigente. Dessa maneira, o estado de Mato Grosso propõe o Curso Preparatório Além – Mato Grosso, com o objetivo de criar oportunidades para subsidiar estudantes, oriundos das escolas públicas de Ensino Médio ou que já concluíram, para ingressarem em instituições de Ensino Superior. A nossa Constituição Federal de 1988, na inteligência do art. 208 prevê: O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. …(Grifo nosso) Neste sentido, na esfera estadual, o Excelentíssimo Governador Mauro Mendes sancionou o Projeto de Lei 21/2021 que considera a educação como essencial em Mato Grosso, justificando, ainda mais, a necessidade de, através de projetos desta grandeza, fortalecer a aprendizagem dos estudantes que prestarão o exame/2022. A proposta do Projeto do Curso Preparatório para o Enem, para o ano de 2022, é dar continuidade à formação dos estudantes dessa etapa de ensino, oferecendo suporte à qualificação do ensino. Para tanto, faz-se necessário a contratação de instituições que ofereçam infraestrutura capacitada para atender o objeto, com material didático de qualidade específico para a preparação ao Enem e vestibulares, com metodologia específica para cursos preparatórios desta natureza, oportunizando o acesso ao ensino superior.
Nº Da parceria:
1379-2022
Data da assinatura:
22/06/2022
Vigência até:
03/04/2023
Título:
ALÉM MATO GROSSO
Concedente:
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEDUC
Valor:
R$1.000.000,00
Fonte Orçamentária:
Emenda Parlamentar
Status:
Ativo