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MATO GROSSO MAIS ENEM

Justificativa:

Este projeto visa atender a necessidade das camadas sociais menos favorecidas, que buscam romper com o status quo vigente e inseri-los nas universidades públicas. Para isto, a CORDEMATO propõe o Projeto MATO GROSSO MAIS ENEM, um ciclo de Palestras-aula preparatórias, com o objetivo de ampliar oportunidades e subsidiar estudantes, oriundos das escolas públicas de Ensino Médio ou que já concluíram, para ingressarem em boas instituições de Ensino Superior. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep. As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para ter acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos. Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. O caráter excludente do sistema educacional gerou uma estrutura piramidal bem relacionada à estrutura de classes sociais. As classes sociais de menor poder aquisitivo engrossam a base da pirâmide, compondo os planos mais baixos de escolaridade, concentrando-se espacialmente nos grandes bolsões de pobreza do país e, por outro lado, no topo da pirâmide educacional encontram-se aqueles com maiores níveis educacionais que remetem, também, às melhores condições econômicas e sociais. A proposta do Projeto MATO GROSSO MAIS ENEM, é dar continuidade à formação dos estudantes dessa etapa de ensino, associando altíssima Tecnologia da Informação a professores experientes, para assegurar um melhor desempenho dos alunos que participarão do ENEM 2022, programado para ocorrer em novembro de 2022. O evento acontecerá no dia 12/03/2022, totalmente gratuito, sendo na modalidade presencial para estudantes de Cuiabá e baixada, no Teatro Cerrado Zulmira Canavarros - ALMT, e EaD para todo Mato Grosso. A reprodução das desigualdades sociais e de acessibilidade ao conhecimento têm sido uma das marcas permanentes do sistema educacional brasileiro, principalmente em meio à pandemia do Covid-19, especialmente para aqueles que se encontram em condições desfavoráveis de renda. O acesso a essa etapa, por meio de seleção via Enem e vestibulares, talvez, se configure em um dos momentos mais difíceis de todo o sistema educacional, pois coloca em condições igualitárias candidatos que, por diversas razões – sanitárias, sociais, históricas, econômicas e culturais – estão em condições de desigualdades, com trajetórias sociais e oportunidades distintas. O Projeto MATO GROSSO MAIS ENEM, tem o compromisso social de possibilitar aos alunos, das camadas mais vulneráveis socialmente, oportunidades para melhorar as perspectivas de inserção na escolarização de nível superior e, por conseguinte, no mundo do trabalho. Como fundamentação ao projeto, a nossa Constituição Federal de 1988, na inteligência do art. 208 prevê: O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didáticoescolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. …(Grifo nosso) Neste sentido, na esfera estadual, o Excelentíssimo Governador Mauro Mendes sancionou o Projeto de Lei 21/2021 que considera a educação como essencial em Mato Grosso, justificando, ainda mais, a necessidade de, através de projetos desta grandeza, fortalecer a aprendizagem dos estudantes que prestarão o exame/2022 nas áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação. A CORDEMATO, entidade sem fins lucrativos, ligada à área da formação continuada, está alinhada com o que propõe as políticas públicas em favor da educação em Mato Grosso, sendo assim, solicitamos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/MT, apoio financeiro para os custos relacionados à infraestrutura, logística, publicidade, professores, locações, social mídia e outros custos e despesas inerentes ao bom cumprimento deste Projeto.

Nº Da parceria:

1181-2021

Data da assinatura:

21/02/2022

Vigência até:

31/12/2022

Título:

MATO GROSSO MAIS ENEM

Concedente:

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEDUC

Valor:

R$50.000,00

Fonte Orçamentária:

Emenda Parlamentar

Status:

Galeria

Realização

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